terça-feira, 21 de dezembro de 2010

estaba tan cansada de sólo dar pasos atrás..

- Não entendi - digo.
- É um ritual de aproximação dos espíritos - explica.
- Com todo o respeito pelo que você pesquisou e com todo o respeito pela pessoa que escreveu o livro, acho que está completamente fora de compasso. De que serve esse ritual da maneira como foi realizado? Vejo milhões e milhões de pessoas convencidas de que estão se comunicando com o Cosmos e salvando a raça humana por causa disso. Cada vez que não funciona, porque na verdade não funciona desta maneira, elas perdem um pouco de esperança. Recuperam no próximo livro ou no próximo seminário, que sempre traz alguma novidade. Mas em algumas semanas esquecem o que aprenderam, e a esperança vai desaparecendo.
- Mas as orações não nos aproximam de Deus?
- Vou responder com outra pergunta. Todas essas orações que você diz irão fazer o sol nascer amanhã? Claro que não: o sol nasce porque obedece a uma lei universal. Deus está perto de nós, independente das preces que fazemos.
- Você diz que nossas orações são inúteis? - insiste Tatiana.
- De jeito nenhum. Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nascendo. Se não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar Sua presença. Mas, se acredita que só chegará a algum lugar por meio de invocações como essa, então é melhor mudar-se para o deserto de Sonora nos Estados Unidos, ou passar o resto da vida em um ashram na Índia. No mundo real, Deus está mais no violino da moça que acabou de rezar. 

O aleph - Paulo Coelho.

3 comentários:

  1. Adorei teu blog, vou acompanha-lo sem duvidas! Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Coelho... Ganhei um capítulo do livro dele quando fui a uma feira de livros, mas não o li. Tenho medo dele, dizem ser bruxo, sei lá o quê.
    Li o texto achando que era seu, e gostei, quando vi a autoria dele no final fiquei espantada, confesso; não esperava que ele falasse bem de Deus.

    Gostei do seu Blog

    ResponderExcluir
  3. Também nunca tinha me interessado por nada dele, mas me identifiquei muito com o momento pelo qual ele estava passando nesse livro, o aleph, e li o livro e me surpreendi com muitas coisas boas que achei nele. Que bom que você se surpreendeu com ele, assim como eu :D

    ResponderExcluir